Em exemplo da prefeitura de Curitiba-PR, que implantou o programa Câmbio Verde, onde toda a população pode participar, levando ao ponto de troca, em data e horário pré-determinados, 4 quilos de materiais recicláveis como papel, papelão, vidro, sucata ferrosa ou não ferrosa ou óleo de cozinha acondicionado em garrafas PET de 2 litros.
Sugerimos que 4 litros de óleo de cozinha usado seria trocado por 1 quilo de produtos hortifrutis. O programa tem como objetivo promover o escoamento da safra de produtos hortifrutis dos pequenos produtores do município, criar na população o hábito de separar o lixo reciclável, sensibilizar a comunidade para a correta destinação final dos resíduos, melhorar a qualidade da alimentação dos beneficiados pelo programa.
A...
Observações:
INDICA-SE, com base nas normativas regimentais, o envio de correspondência ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, João Carlos Krug, com cópia ao Secretário SEDEMA, José Teixeira Júnior, solicitando estudos para a criação do programa denominado “câmbio verde” que trata da implantação de ponto de troca de materiais recicláveis e óleo vegetal usado.